segunda-feira, 11 de abril de 2016

SEMANA 1- Conteúdo Jogos e Brincadeiras (Educação Física)



Resenha Segundo ano. 
Grupo 1: Yuri, Dayse, José, Carlos Henrique, Gustavo, Irydio.

Esse tema abordado na última aula de Educação Física começa com a crítica a perceptiva retratada no Filme "Tempos Modernos" (Charles Chaplin). É um filme que faz uma crítica a revolução industrial e seus fatores, como o trabalho desenfreado com cargas horárias abusivas, que diminuíam consequentemente o tempo destinado ao lazer do próprio trabalhador; diminuindo o tempo de lazer podemos concluir que também diminuímos  o tempo de diversão nos termos das "brincadeiras" em si praticadas pelo ser humano no decorrer do tempo; já que desde muitos anos os seres humanos procuravam e inventavam formas de se divertir em seus momentos de lazer, descanso e tempo livre.

Assim surgiram os jogos e brincadeiras, suas variedades, seus objetivos e seus benefícios; alguns para serem executados em grupo, outros não, alguns mais destinados a crianças, outros a adolescentes e adultos, outros a idosos e outros para toda e qualquer idade. Podemos citar como exemplo desses jogos e brincadeiras o pique- pega, cabra- cega, amarelinha, queimada, entre outros; e também podemos citar os jogos em si como o futebol, o vôlei , o handebol, o futebol americano, o baseball, dentre uma infinidade de outros ,de diversas variedades e tipos; cada um com uma história e relação Cultural; hoje vemos também a popularização dos eletrônicos como vídeo games e etc,que não deixam de ser jogos,muito pelo contrário . 


Enfim... podemos concluir que temos variedades de jogos para todas as idades, físicos e preferências , o que na verdade nos falta é disposição e tempo para desfrutar dessa tão ilustre forma de diversão.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Resenha Terceiro ano
Grupo 1: Naiara, Carlos Renato, Haleffe, Caio, Thamires, Isabella e Jean.

O tema jogos e brincadeiras apresenta uma crítica a "revolução industrial". Pois a revolução fez com que as pessoas não tivessem tempo para lazer pois estavam totalmente voltados para o trabalho, tempo é dinheiro. A revolução industrial trouxe grandes benefícios como o crescimento econômico, industrial e tecnológico , mas com o tempo os trabalhadores sofreram com problemas dados pelo acarretamento do trabalho excessivo  nas Fábricas como doenças causadas pelo trabalho repetitivo, cansaço , falta de tempo para diversão e ate mesmo a falta de dinheiro.

Com o passar dos anos , com a criação de novas tecnologias as pessoas que não tinham muito tempo para o lazer passaram a assistir programas humorísticos afim de se divertir no pouco tempo de lazer que possuíam. Com isso o humor televisivo entrou nas casas das pessoas nos momentos de lazer trazendo consigo uma geração de humor puro sem ofender ou ridicularizar qualquer característica humana.

Com a evolução do humor as formas de sentir graça foram se modificando, para características e comportamentos da população fazendo sátira a : sua forma fisica , sua opção sexual ou ate a sua opinião sobre a sociedade.


Comentário primeiro ano: No geral concordamos com quase tudo que o segundo ano escreveu. A nosso ver os jogos e brincadeiras não dependem de idade e sexo, eles podem ser adaptados. Comentário direcionado ao texto do segundo ano.

Comentário segundo ano: Concordamos com o comentário do primeiro ano a respeito do nosso texto. Quanto ao texto do terceiro ano, a nosso ver, o tema jogos e brincadeiras não apresentam  a crítica a revolução industrial, criamos essa crítica em sala de aula. Os jogos e brincadeiras foram criados para o divertimento, momentos de lazer. Muitas das coisas que são consideradas brincadeiras hoje em dia tem relação direta e crítica ao tipo físico, etnia, cultura, raça e opção sexual. O humor de hoje em dia é muito apelativo. O seriado todo mundo odeia o cris é voltado para o preconceito, ele diz respeito a um único negro em uma escola só de branco. Além disso ele é espancado, roubado, extorquido, humilhado até pelos professores.

Comentário terceiro ano: No inicio da televisão o gesto já fazia rir, dai veio a escrita do "puro" no nosso texto, como por exemplo o Mazaropi. o humor de hoje em dia é ofensivo, rebaixa as pessoas. No texto explicamos esse humor de hoje em dia e como ele é mais apelativo do que o de antigamente

5 comentários:

  1. Oi Galera. Aqui é o Waldir professor de Biologia no Cursinho Pre Enem Popular Estudante Edson Luís. Bacana as resenhas a partir do filme Tempos Modernos e a reflexão crítica que fizeram (além disso os textos estão bem escritinhos, argumentativos). Pensar essa sociedade moderna, de consumo, com tempos (e objetivos) para tudo. Como esse relógio condicionante afeta nossos corpos? E os esportes, são saídas para essa sujeição? Questões pra pensarmos. Abraços, parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neto, obrigado pelas palavras e pela sua participação. A sociedade do consumo atinge nossas vidas de várias maneiras, umas delas, por exemplo, é no frio, as pessoas compram blusas, em sua maioria, pela marca, não se a blusa aquece mais ou menos. O estilo também influencia na compra, se o cara é rockeiro e outro é rapper, eles vão comprar blusas diferentes. Quando um amarca vai divulgar a roupa ela pensa em modelos com biótipos padronizados pra vender suas marcas, não se vê gordinhos em desfiles, por exemplo. isso acaba levando as pessoas a comprarem mais, como o consumo de suplementos e academias.

      Excluir
    2. O esporte pode ser ou não uma saída para determinação do consumo, ele traz diversão, mas para praticá-lo temos que gastar dinheiro, e as vezes caminha numa lógica da ostentação, por ter um tênis caro a pessoa se sente melhor por tê-lo, se ilude confundindo com conforto. Muitas vezes no auge do funk passam a ideia de que se você está com um tênis caro você é o mais interessante, as pessoas não compram o tênis pela beleza, porque ele é horroroso, as pessoas compram pra mostrar pros outros. Algumas mercadorias são direcionadas para o esporte e as pessoas trazem pro seu dia a dia.

      Excluir
  2. Olá pessoal, tudo bem? Eu sou o Dimas e sou professor de Educação Física na cidade de Alpinópolis-MG. As resenhas de vocês estão realmente muito boas. Foi importante vocês assistirem o filme Tempos Modernos pois, apesar de ser um filme produzido a tanto tempo, é muito atual. O filme trás questões que são muito importantes, principalmente pra vocês que estão no Ensino Médio, e ai já deixo uma questão: qual a relação do filme, o ENEM(e outros vestibulares) e a escola?
    Achei muito interessante a relação que vocês fizeram entre a revolução industrial e o surgimento de jogos e brincadeiras.
    O grupo 1 do segundo ano, lembrou muito bem dos jogos eletrônicos. Deixo uma pergunta: vocês afirmaram que falta tempo para desfrutar de toda essa diversão que temos ao nosso alcance. Como podemos mudar essa questão do tempo?
    Ao grupo 1 do terceiro ano, foi uma argumentação muito inteligente sobre a evolução do humor. Gostei também que os alunos fizeram boas relações, lembrando programas de humor de diferentes épocas ao quais assistem. Parabéns a todos pelo trabalho coletivo.Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Dimas, somos do primeiro ano e estamos aqui para responder sua pergunta.
    O Enem é um processo de seleção, para que uma pessoa possa entrar em uma faculdade. Nas escolas, nós somos educados desde a infância, adquirindo conhecimentos que serão posteriormente cobrados nesta prova e em outras similares. Porém, ao nosso ver, o Enem está mais para teste de resistência que teste de conhecimento, pois seu único objetivo é eliminar o candidato, e para isso é usado o cansaço mental. Essa mesma situação ocorre no filme, onde há também um certo nivelamento entre os empregados; novamente um teste de resistência, todavia nesse caso resistência física, e o empregado que não mantém o rendimento esperado é demitido.

    ResponderExcluir