segunda-feira, 18 de abril de 2016

SEMANA 2- Frisbee (Educação Física)

Na aula de número dois, dando continuidade ao conteúdo jogos e brincadeiras, foi apresentado aos alunos o frisbee. Utilizamos o vídeo "ultimate frisbee"para introduzir a discussão e posteriormente fomos para quadra vivenciar o jogo. 



Resenha feita pelos alunos sobre a aula: 


Terceiro ano: Grupo 2: Ana Carolina, Daiana, Franciele, Shirley, Raissa, Taimara e Viviane. 

"Aula do dia 12/04/16 na E.E. Prof. Milton Santos.
 Está sendo trabalhado nas aulas de educação física o tema "Jogos e brincadeiras" .

A aula do dia 12/04/2016 começou falando de jogos e brincadeiras, com os textos das turmas do primeiro, segundo e terceiro ano postados no blog.

O assunto principal tratado na aula foi frisbee .
No frisbee homens e mulheres jogam juntos, o jogo é feito no campo de areia ou de grama. Walter criou o primeiro disco. O jogo não tem juiz, tem que haver respeito entre as pessoas.
A regra principal desse jogo é "Respeito pelo adversário".

O professor de educação física levou para seus alunos jogar um disco, feito de mangueira de chuveiro e tampa de vasilha e colocou durex para revestir.
Depois do vídeo ele levou seus alunos para quadra para praticar um pouco de frisbee".

-------------------------------------------------------------------------------------------

Segundo ano, Grupo 2: Amanda, Carolina, Clayton, Douglas, Glaziele, Wallace.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Primeiro ano, Grupo 2: Júlia, Paloma, Flávia, Larissa, Clara, Paula.

Na aula dessa semana nós conhecemos o frisbee, um esporte jogado com um disco, onde ha duas equipes, com sete pessoas em cada. Nesse jogo não se pode ter contato fisico. Para marcar um ponto a equipe deve passar o disco entre os jogadores ate um jogador recebe-lo dentro da area do gol.

O professor conseguiu alguns discos proprios do jogo para que pudessemos ter a oportunidade de praticar um pouco  O esporte é muito divertido, a turma gostou bastante, ate mesmo algumas meninas que não tem o costume de participar da aula pratica jogaram. Os meninos, como sempre, so passaram o disco entre eles, mesmo assim todos conseguimos jogar em harmonia.

Enfim, conseguimos ter boa dinâmica de jogo. O frisbee e um esporte muito divertido, e através dele conseguimos quebrar um pouco a rotina e tivemos a oportunidade de jogar pela primeira vez esse jogo, que alguns da turma nem conheciam.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário do segundo ano a postagem do terceiro ano: O jogo de frisbee pode ser praticado em vários espaços. Além do disco feito em casa, levamos o disco profissional de frisbee emprestado pela Universidade Federal de São João del-rei. O disco improvisado traz que não existe empecilho para jogar, que podemos criar nosso próprio disco. O disco profissional nos faz ver mais a realidade do jogo profissional, por isso é importante.

Comentário do terceiro ano: O campo de areia e de grama é o local oficial onde se joga o frisbee, porém o frisbee pode sim ser jogado em vários lugares, como jogamos na quadra. No campeonato tem que ser jogado no campo de areia ou de grama. O disco improvisado traz flexibilidade, pois qualquer pessoa pode fazer e jogar. Traz a ideia de que não precisa muito dinheiro para se divertir. 

2 comentários:

  1. Olá,meu nome é Dimas e sou professor de Educação Física na cidade de Alpinópolis-MG. Venho acompanhando o trabalho desenvolvido nas aulas de Educação Física de vocês através do blog. Quero dar os parabéns para os alunos, que estão fazendo resenhas ótimas. Aqui pelo blog, percebemos o quanto os alunos tem construído coletivamente o conhecimento, de maneira crítica, democrática e reflexiva. Muito bom ver que vocês estão aprendendo bastante sobre os conteúdos. Vocês compreenderam bem o jogo Frisbee e o sentido maior de se jogar: a diversão com respeito as regras, sem precisar passar por cima de nossos companheiros de atividade. Parabéns ao professor Galdino pelas intervenções e pela criatividade na confecção dos materiais. Achei muito interessante os alunos entenderem que podemos nos divertir gastando pouco. Parabéns à todos os alunos e continuem empenhados em aprender cada vez mais. Esse conhecimento fará muita diferença na vida de vocês.Abraços

    ResponderExcluir
  2. Comentário terceiro ano: Olá Dimas, primeiro gostaríamos de agradecer por acompanhar nossas postagens e pelos comentários valorizando nosso empenho.

    Da mesma forma que você, na nossa sala construímos a criticidade de maneira coletiva, buscando entender como funciona a sociedade e ao mesmo tempo contribuirmos para a solução de alguns problemas dela. Na educação Física aqui na escola construímos materiais alternativos a serem utilizados nas nossas práticas corporais (Nesse momento Galdino perguntou o que eram praticas corporais, começou-se uma discussão a respeito de seus exemplos mais elaborados e menos elaborados. Foi comparado a dança da "metralhadora ou trá-trá-ta", tida por nós como menos elaborada, com o tango, entendido como mais elaborado devido aos passos da dança. dessa mesma forma, comparamos músicas com apelo somente comercial, funk-axé-sertanejo ostentação, com outras músicas do mesmo gênero, porém produzidas numa outra perspectiva, com outra linguagem).


    Abraços Dimas, seguimos conversando.

    ResponderExcluir