sexta-feira, 4 de março de 2016

REFLEXÕES SOBRE O FILME "BOLEIROS: A HISTÓRIA DO FUTEBOL"


Dando continuidade as postagens semanais a respeito das aulas de Educação Física da Escola Estadual Professor Milton Santos, postarei trechos reflexivos elaborados pelos alunos do ensino médio após terem assistido o filme Boleiros: a história do futebol (resenha do filme), em nossa primeira aula referente ao conteúdo FUTEBOL

"No passado os antigos jogadores de futebol não possuíam uma vasta rede de patrocínios. A maioria era obrigada a procurar um trabalho ao final de sua carreira para conseguir se manter. Já os jogadores atuais tem mais patrocínio do que habilidade, tem mais dinheiro do que futebol e vivem de propaganda e patrocínio". Matheus Teixeira Batista, terceiro ano.

"O filme mostra algumas diferenças e algumas semelhanças do futebol de antigamente com o moderno, a remuneração era muito inferior comparado com o que é hoje, mas as sujeiras do futebol existem desde sempre, mala branca, envolvimento de clubes com torcidas organizadas..." Wallace Nascimento, segundo ano.


"Antes não se tinha publicidade no uniforme, hoje como todos podem ver existem várias. A cor do uniforme do árbitro também era diferente". Douglas Teixeira, segundo ano. 


"O futebol não se resolve somente dentro das quatro linhas"Glaziele Freiras, segundo ano.


"O filme trata também das questões da cultura religiosa, bem como a fé, isso fica bem claro no momento em que o jogador do Corinthians, Caco, que sofrera uma lesão no joelho deixando-o fora das partidas de sua equipe já há três meses, resolve visitar o "pai de santo" da antia comunidade em que ele morou antes de ser jogador. Após cumprir os rituais indicados pelo "pai de santo" o jogador apresenta uma incrível melhora em seu quadro e mais que isso, Caco realizou uma grande partida naquele dia, surpreendendo a todos". Viviane Almeida, segundo ano.


2 comentários:

  1. Sofrera em trabalho academico é tipo outrora.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo excelente trabalho realizado. As argumentações são muito pertinentes. Pelas resenhas podemos perceber que durante as aulas tem muito debate e diálogo. Isso é muito bom, pois aprendemos e crescemos de maneira significante quando ouvimos o outro, principalmente quando o outro tem uma opinião diferente da nossa.Abraços

    ResponderExcluir