quinta-feira, 16 de junho de 2016

Jogos e brincadeiras história e diversão: Possibilidades de avanço no ato de rir


A revolução industrial influenciou no modo de viver das pessoas, elas pararam de se divertir para trabalhar. Introduzindo a produção de massa, pois “tempo é dinheiro”. Foram se perdendo as práticas e brincadeiras antigas para novas tecnologias voltadas para o mercado. Hoje em dia as novas tecnologias são usadas para o divertimento ou lazer, substituindo os lazeres que se davam fora de casa. As brincadeiras modificaram, antigamente se soltava pipa, jogava bola em campo de terra, se jogava “crica” e hoje em dia não se vê mais isso. Os pais entendem que os filhos dentro de casa estão mais protegidos, as vezes os pais não estão muito presentes e colocam a tecnologia para distrair o filho. Importante ressaltar que as vezes os pais acham que o filho ta “ de boa” na internet, só que as vezes elçes estão marcando encontro na internet com quem nem conhece, e falam: “Há, vou sair” e nem sempre voltam.

As concepções de humor, majoritariamente aparentes na mídia, influenciam o psicológico das pessoas, e elas passam a ver o humor forçado, que te força a rir da minoria, das desigualdades, como o normal. Importante ressaltsar que se o humor é forçado, mas você ri dele é porque você está gostando e concordando com aquilo. Algumas pessoas riem e outros acompanham, mesmo as vezes sem saber o que está sendo dito. Nossas aulas de Educação Física demonstraram um lado diferente de interpretar a mídia e alguns assuntos polêmicos como a política, o consumismo por meio dos jogos e brincadeiras.

Na primeira semana iniciamos nossas aulas com o Frisbee, No frisbee homens e mulheres jogam juntos, o jogo é feito no campo de areia ou de grama. Walter criou o primeiro disco. O jogo não tem juiz, tem que haver respeito entre as pessoas. A regra principal desse jogo é "Respeito pelo adversário". O professor de educação física levou para seus alunos jogar um disco, feito de mangueira de chuveiro e tampa de vasilha e colocou durex para revestir.

A intenção de construir o disco foi mostrar que podemos adaptar o material do jogo com o que tivermos em casa e sem gastos exagerados, contradizendo a lógica consumista. Depois do vídeo o professor levou seus alunos para quadra para praticar um pouco de frisbee.

Empresas como MC Donald´s utilizam da publicidade infantil para induzir os clientes a comprar compulsivamente, principalmente as crianças. Eles querem que você faça todas suas refeições do dia no MC Donald´s. A logomarca por ser vermelha e amarela chama mais intenção da criança, induzindo-a a comer. Existem estudos de cores que explicam isso. Frente a isso é importante que tenhamos informações, que valem ouro, sobre o consumismo, sua lógica e maneiras de driblar sua lógica. Existe outros estudos que se pautam da digestão desses produtos, eles viram pastas pretas no estomago muito estranhas.


Na segunda semana assunto principal tratado na aula foi frisbee. No frisbee homens e mulheres jogam juntos, o jogo é feito no campo de areia ou de grama. Walter criou o primeiro disco. O jogo não tem juiz, tem que haver respeito entre as pessoas.. A regra principal desse jogo é "Respeito pelo adversário. Ele é jogado por qualquer pessoa, sem definição de sexo ou idade. O professor levou paro no jogarmos um disco feito de mangueira de chuveiro e tampa de vasilha e colocou durex para revestir, pois queríamos mostrar que não necessariamente precisamos de um disco profissional, caro, para a prática desse jogo.  
Na terceira e na quarta semana adentramos a discussão do Flagboll. Criado a partir de uma variação mais suave do futebol americano, o Flagbol, tem como objetivo avançar territorialmente em direção a zona de pontuação do campo (End Zone) do adversário, buscando concretizar o touch down. Cada jogador utiliza duas fitas, uma em cada lado da cintura. A equipe de defesa deve impedir o avanço da equipe adversaria removendo pelo menos uma fita do atacante em posse da bola ou interceptando um lançamento. O contato físico voluntario é considerado falta. O Flagboll é um jogo que propicia variações de estratégias e de fácil adptação, pode ser praticado em dimensões de campo reduzido, por exemplo: Quadra poliesportiva. O jogo é simples, duas equipes para cada lado de 4 a 6 jogadores, sendo que com mais de 7 jogadores pode haver interceptação. A simplicidade dos materias utilizados no Flagbol, torna-o um esporte de facil acesso, em que pode ser praticado com um baixo custo.
Na quinta semana aprendemos  e jogamos queimada, também sua variação com pinos. Queimada é um jogo desportivo que provavelmente surgiu na Colômbia, também podendo ter suas origens nos Estados Unidos. Não há notícias de competições esportivas oficiais deste esporte no Brasil, porém é muito praticado em escolas como brincadeira infantil, sendo considerado como um esporte infanto-juvenil mais praticado por crianças e jovens até mesmo na rua, mas podendo ser praticada também por pessoas de qualquer idade e gênero.
Na primeira aula debatemos sobre o tema abordado na palestra do dia que se referia a drogas e tivemos manifestações de alguns que estavam na sala, pois nunca é muito relembrar que o caminho das drogas é a pior escolha.

A queimada com pinos é um jogo criado com muita criatividade, e nesse caso criatividade não é nada ruim pois educação física não segue uma linha rígida como matemática q 2+2 são 4 e você não pode achar outro resultado se não você está errado. No caso da educação física, na maior parte do tempo, criatividade se torna um dos melhores artifícios principalmente quando você deseja criar algum jogo que caiba no seu bolso e no seu espaço disponível.
Alguns alunos e até mesmo o professor apresentou algumas idéias em relação a queimada com pinos. Uma das ideias foi: cada vez que o pino for queimado o time que derrubou pode resgatar dois do cemitério, ou cada vez que o pino for queimado pode-se escolher dois para serem queimados e assim foram surgindo várias ideias, e através disso podemos perceber que um jogo pode sofrer várias mutações cada vez que um se dispõe a fazer a sua adaptação. O jogo foi ganhando várias facetas, e isso se deu também a partir de região pra região.
Na sexta e sétima semana foi introduzido o tema circo complementando o conteúdo jogos e brincadeiras. O professor trouxe materiais como malabares, perna de pau e de ferro, monociclo, paraquedas (pesquisar o nome dos malabares que são encontrados principalmente em sinais de trânsito) onde a maioria dos alunos teve pela primeira vez contato com tais artefatos. O circo foi entendido como um resgate de um humor perdido ou esquecido no tempo, que traz uma simplicidade pura no ato de fazer rir.
Muitos alunos conseguiram superar dificuldades e brincar com as pernas de pau e fazer malabares. Ao final juntos montamos um espetáculo com as habilidades que foram desenvolvidas- construídas ao longo das aulas.
 
 




 

 

 

 

 

 

Marcos (do facebulyng) trata em um vídeo de como o humor vai se modificando Cauê moura.

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